quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Prefeitura de São Paulo define regras para inspeção veicular de carros

A prefeitura da capital definiu as regras para a inspeção veicular obrigatória de carros e motos, movidos a gasolina, álcool e gás.
A partir do ano que vem, os motoristas terão três meses antes da data do licenciamento para passar pela vistoria.

Este ano, somente os veículos a diesel têm que passar pela inspeção. Eles são os que mais poluem a cidade. Mas, como não são muitos, a vistoria nos outros tipos de veículos vai fazer a diferença para diminuir a poluição do ar.

O vigia já está a postos na portaria. Os equipamentos, preparados para o uso. Mas os 60 funcionários que farão as inspeções ainda estão sendo treinados fora do novo centro.

A estrutura montada na Barra Funda é a primeira com um setor exclusivo para os veículos leves. Tem capacidade para atender oito carros ao mesmo tempo. Quase 29 mil por mês. O responsável pelo centro diz que o trabalho é rápido. Cada vistoria vai durar cinco minutos.

“O computador, na verdade, é quem dirige todo o teste, é quem diz para o técnico ‘acelera, desacelera, vai, para, espera’”, explica Eduardo Rosin, diretor da empresa de inspeção veicular.

As informações passam por um analisador de gases e depois são enviadas para o computador. O kit tem também um aparelho que mede a rotação do motor.

“Se for encontrado qualquer problema que não permita que o veículo seja aprovado, o proprietário vai ser orientado a buscar uma oficina de confiança, um mecânico que possa solucionar o problema. Ele tem um prazo de 30 dias para fazer um novo agendamento, retornar e fazer uma nova inspeção sem custo algum”, diz Rosin.

As inspeções obrigatórias para os carros movidos a álcool, a gasolina, a biocombustíveis e a gás começam no dia 1º de fevereiro de 2009. Motos também têm que passar pela avaliação.

O calendário muda a partir do ano que vem, quando todos os veículos têm que ser inspecionados. O dia do licenciamento continua sendo a referência, mas agora ele é o prazo final. O motorista pode fazer a vistoria obrigatória nos 90 dias anteriores à data de licenciar o carro. Sem a inspeção, o licenciamento não sai.

As datas para o licenciamento do ano que vem só vão ser divulgadas pelo Detran em dezembro. Aí é só o motorista se programar – três meses antes dessa data é preciso reservar um dia para fazer a vistoria. Ele também terá que pagar uma taxa de 52,73 reais. A prefeitura informou que se o veículo for aprovado na inspeção, a taxa será devolvida.

Para cumprir essa promessa de devolver o dinheiro ao dono do carro aprovado na inspeção, a prefeitura está elaborando um site. O motorista vai ter que se cadastrar na internet, colocar os dados da conta bancária e aí receberá o dinheiro de volta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho