quarta-feira, 24 de março de 2010

HISTEROSSALPINGOGRAFIA

O que é o exame:

A histerossalpingografia nada mais é do que um raio-x contrastado da cavidade uterina e de suas tubas. Ele é realizado em série, com a injeção de um líquido (contraste iodado) através do orifício do colo do útero, com o auxílio de um catéter (sonda) fino.

É um dos exames mais antigos existentes na rotina da investigação do casal infértil, sendo utilizado há praticamente um século. Apesar de tão antigo, ainda é o melhor para avaliar a anatomia das tubas uterinas, não existindo outro exame que possa nos dar a mesma qualidade de informação sobre esta estrutura.

A histerossalpingografia tem como principal objetivo avaliar a morfologia das tubas uterinas e, através desta análise, inferir sobre sua função reprodutiva. Pode também oferecer dados sobre a anatomia uterina, como a presença de mal-formações Müllerianas (útero bicorno, unicorno, septado etc), presença de pólipos ou miomas e sinéquias uterinas.


foto de um exame normal, mostrando as tubas finas e permeáveis

Minha experiência
Pois é, eu precisei fazer esse exame, você tem que ligar no primeiro dia do ciclo pra conseguir marcar o exame, no meu caso foi no terceiro dia, a preparação foi abstinência até o dia do exame,eu fiz na radioclínica Tadao Mori.

Confesso pelo que li na internet que pensei que seria muito dolorido, mas foi tranqüilo, o segredo é ficar relaxada coisa que nem sempre é fácil, mas respirei fundo e tentei me manter o mais tranqüila possível, claro que é incomodo mas nada demais, na hora não senti nada, ainda fui passear no shopping (a louca), mas a caminho de casa senti muita cólica, e só isso mesmo que tive,cólica, e a barriga ficou inchada mas pouco, mas hoje já está tudo normal e ah na hora mesmo ele me disse que não tinha nenhuma obstrução!!! Bom logo devo voltar ao médico com os exames... e daí por diante continuar percorrendo o caminho.

Beijocas e boa semana



Share
|




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho